Você acredita em coisas irracionais?

James Randi, um famoso combatente da pseudociência, faz uma apresentação muito interessante sobre como nós, humanos, somos propensos a acreditar em coisas tendo apenas suposições para sustentá-las. No vídeo, Randi fala sobre como os charlatões enganam milhares e milhares de pessoas ao redor do mundo, se passando por médiuns, e muitas vezes utilizando métodos irracionais de "prever o futuro", como a Astrologia, o Tarô, Búzios, etc. São 17 minutos de duras críticas, que nos fazem parar e refletir se devemos mesmo ter apenas fé ao invés de buscar provas para sustentar aquilo em que acreditamos. Aproveite:

Digg it StumbleUpon del.icio.us

6 comentários:

Anônimo disse...

Sem legenda fica foda.... I don't speak ingres....

Jean disse...

É só clicar em CC pra ativar as legendas.

jacson disse...

duas palavras resumem esse velhote "muito foda"
sem mais. vlw pelo post.

Anônimo disse...

Infelizmente existem muito, mas muito mais ignorante nesse mundo do que pessoas esclarecidas. Veja a TV, por exemplo, quanta idiotice... é triste, mas é verdade. O povo gosta muito das idiotices fáceis de aceitas, mesmo sendo mentiras deslavadas.

Anônimo disse...

Muito do que ele fala é importante. Concordo com ele em muitas coisas, não obstante há o livre-arbítrio de cada um, não podemos interferir no que outros farão com seu dinheiro. Acho uma prática extremamente cruel e abusiva o que muitos líderes religiosos charlatões fazem com relação ao dinheiro alheio, vide Valdemiro Santiago e o "trízimo", em suas próprias palavras: "pra representar a santíssima trindade". Em segundo lugar gostaria de acrescentar que a fé é essencialmente irracional e emocional, então é bastante difícil tentar racionalizar a fé, concordo com os católicos no que tange que a fé é um "mistério", ou se crê ou não se crê, acho assaz difícil tentar racionalizar todo o aspecto "místico" da fé, olhá-la além do que se vê.

Anônimo disse...

Lastimosamente não só os vigaristas religiosos se aproveitam da ignorância das pessoas , como também os políticos de Brasília ,como tiririca que foi trampolim para políticos sujos, o que falta e mais livrarias e menos botequins

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Nerd Enterprise
▲ Topo