Bettie Page - A Rainha das Pin-ups


Doce e provocante, simples e exótica, tímida e ousada. Olhos que viram o mal mas que ainda assim brilhavam tão claros como o dia. A personificação da sensualidade, a imagem perfeita, o fetiche de uma nação. Uma rainha, a modelo do século, um lindo segredo. Não tenho certeza se existe um jeito de definir esta mulher.
Nascida em 22 de Abril de 1923, em Nashville, Tennessee, filha do bêbado Walter Roy Page e da trabalhadora Edna Mae Pirtle, a segunda de seis filhos, Bettie Mae Page, foi muito mais que uma linda mulher. Bettie e sua família eram muito pobres, por isso desde pequena teve que enfrentar as responsabilidades de cuidar de seus irmãos mais novos, bem como ajudar a mãe com as tarefas da casa.


Com a separação de seus pais a situação da família piorou, o que fez com que sua mãe colocasse ela e suas duas irmãs em um orfanato, onde ficaram durante um ano, para assim economizar dinheiro. No orfanato, ela e suas irmãs gastavam horas com maquiagem e penteados, sonhando em ser como as estrelas dos filmes. Nos centros comunitários locais, Bettie aprendeu a cozinhar e costurar, este último, uma habilidade que revelou-se particularmente útil anos mais tarde, quando Bettie fez biquínis e trajes próprios (Como o imortal maio de oncinha).


Aos 15 anos, no entanto, quando seu pai voltara a viver com a família, Bettie passou pelo momento mais obscuro de sua vida. Sendo violentada pelo próprio pai e mais um grupo de jovens, ela se viu em meio à uma tristeza profunda, que por um tempo apagou o brilho em seus olhos. Porém mesmo com tanta dor, seu espírito forte e sua determinação, fizeram com que Bettie Page se formasse bacharel em Artes no Peabody College em 1943. Nesse mesmo ano, casa-se com Billy Neal, seu namorado, com quem muda-se para São Francisco.


Nos anos seguintes, Bettie viajou de San Francisco para Nashville e Miami, até Port-au-Prince, Haiti, onde ela se apaixonou pelo país e sua cultura. De volta aos Estados Unidos, em Novembro de 1947, Bettie pediu o divórcio de Billy e se mudou para New York. Em 1950, durante uma longa caminhada na costa Coney Island, Bettie encontrou Jerry Tibbs, um policial com um interesse em fotografia. Tibbs tirou algumas fotos de Bettie e montou seu primeiro portefólio Pin-up. Ele mencionaria que sua testa era larga demais para usar o cabelo partido ao meio. Bettie eterniza a franja convexa lisa.


Tibbs logo apresentou Bettie a inúmeros outros fotógrafos, e em questão de meses, sua carreira de modelo tinha decolado. Mas foram os fotógrafos Irving Klaw e Bunny Yeager que viriam a imortalizar a Pin-up Bettie Page.


O contrato de Irving Klaw afirmava que o pagamento só seria disponível mediante poses com bondage. Bettie, pra poder ser paga, fez diversas fotos amarradas e em poses provocantes. Sem imaginar as consequências, em qualquer nível consciente, Bettie descobriu que suas fotografias durante o período de 1950 a 1957, violavam todos os tipos de tabus sexuais, o que fez com que o então presidente do Senado, Carey Estes Kefauver, invocasse um comitê de investigação, requisitando a própria modelo a depor, sendo acusada de apologia ao sadomazoquismo.


Foram várias as revistas em que Bettie posou, como Wink, Eyeful, Titter e Beauty Parade, e em seguida, Bettie Page veio a se tornar uma estrela Pin-up além da comparação. Em janeiro de 1955, Bettie é capa da Playboy, e recebe das mãos apaixonadas de Hugh Hefner o título de "Miss Pin-up Girl of the World".


Em 26 de Novembro de 1958, Bettie se casou com seu segundo marido, Armond Walterson. Nessa mesma época, desaparece da vida pública sem uma razão definida. Em 1963, Bettie divorcia-se de Walterson, e converte-se numa devota religiosa cristã. Ela viria a se casar com Harry Lear, uma união que também terminou em divórcio.
Apesar de ter trabalhado com apenas alguns fotógrafos competentes, apesar de ter milhares de suas fotografias destruídas na sequência das audições parlamentares, e de tantas outras existentes sobrevivendo apenas como cópias inferiores às originais, a magia de sua beleza transcende gerações. O que hoje, as modelos tentam fazer com horas de preparo e litros de silicone, Bettie Page fazia com apenas um sorriso. Ela foi a prova de que mulheres perfeitas existem. Milhões se apaixonaram por ela e milhões viram a se apaixonar, todos tentando desvendar aquele lindo segredo, que viverá pra sempre no coração dos fãs da eterna rainha, Bettie Page.































Fontes:
Fã Site
Site oficial do filme biográfico
Digg it StumbleUpon del.icio.us

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Nerd Enterprise
▲ Topo